domingo, maio 17, 2009

Ontem estive a escolher gravatas e a combiná-las com camisas. Um momento completamente diferente, sem gritos ou confusões. Consegui perceber o que sinto, perceber que afinal não sou assim tão má pessoa.
Mas dói-me quando eu tenho coragem e paro um bocadinho para olhar para ele. Vejo uma pessoa triste, velha, cansada da vida e do mundo. Vejo alguém que, se pudesse, preferia estar fechado num casulo. Dói saber que não consigo ser melhor, saber que não consigo evitar o sorriso forçado ou os gritos depois da primeira repetição. Dói ver que está cada vez mais próximo, porque a cabeça está pior e o corpo já quase não existe.E o que mais me dói é saber que me vai doer muito mais quando acabar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não entendi direito o primeiro parágrafo. Aliás tive de ler o texto algumas vezes.
Mas o que eu queria mesmo dizer era que vou chorar que nem doida. Na verdade já choro, quando penso nisso. Tal como chorava às vezes quando sabia que lhe ia acontecer a ela, e adiantava o acontecimento, como se sentisse e soubesse a aproximação, mesmo estando longe e à parte do desenvolvimento dos problemas.
Também por isto, pelo que eu sinto, é que me chateio e me irritam sempre as más respostas, ou berros que até para o grau de surdez dele o são, ou, pior, as não respostas, ignorando. Ou os maus olhares, ou "desolhares", as caras de maior frete de sempre, etc. Não merece, até porque, no outro dia, alguém que toma todas aquelas atitudes, disse que, "antes", ele não chateava ninguém, não se metia em nada, era uma paz d'alma.
Não custa, se tivermos calma, que não vamos a lado nenhum tão cedo, nós, não custa reagir amavelmente, com amor. Ele é que está mal, só nos tem a nós, ou a vocês, já nem pode viver / estar sozinho e nem imagino o que pensa aquela cabeça, o que pensa da vida "agora".
Por tudo, tento dar muito de mim. E às vezes custa, e faz-me querer fugir, mas sei que é preciso alguém e do que todos precisamos é de alguém. Por isso esforço-me e passo um bocadinho de tempo, ouço, respondo, estou só ali nem que calada.
Choro várias vezes e vou chorar que nem louca.